É por isso...

Desse tempo venho eu. E não que tenha sido melhor.... É que não é fácil para uma pobre pessoa, que educaram com "guarde e guarde que alguma vez pode servir para alguma coisa", mudar para o "compre e jogue fora que já vem um novo modelo". (Eduardo Galeano)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DICA DE HOJE: MARMORIZAÇÃO




Muitas vezes um móvel antigo envernizado é posto de lado por que o tampo estragou. Aquela mesa que ficou com marcas de calor, manchas de produtos derramados. É possível restaurar com uma boa lixada, um trato na madeira e nova aplicação de verniz.

Mas e se não for possível encontrar a tonalidade certa? Ou pior, e se houver desgastes, rachaduras, buracos nesse tampo? Será necessário preencher e aí, os remendos ficam à vista. Podemos encaminhar para um profissional em restauração, mas é um processo muito oneroso.



Nesse caso, faça como eu fiz, com os móveis que herdei da minha avó. Retire o verniz com thinner (use máscara e luvas); corrija as reentrâncias com massa corrida misturada com cola branca; depois de seco lixe bem.

Nas laterais, poderá pintar com esmalte sintético acetinado (usando um rolo de pintura pequeno - pincéis deixam marcas), com a cor de sua preferência.

Mas e o tampo? Precisa de um revestimento que suporte líquidos, calor, etc... Então, arme-se de coragem, e aplique a técnica da marmorização. Outro dia eu conto como se faz.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!