É por isso...

Desse tempo venho eu. E não que tenha sido melhor.... É que não é fácil para uma pobre pessoa, que educaram com "guarde e guarde que alguma vez pode servir para alguma coisa", mudar para o "compre e jogue fora que já vem um novo modelo". (Eduardo Galeano)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MOSAICO NO CARRETEL - EIS A MESA!

Minha grande amiga Patrícia, a salvadora dos micros desamparados, gostou tanto de uma mesinha que lhe dei, que pediu para que compartilhasse aqui as técnicas de confecção da mesma.




 Você vai precisar de:

- 1 carretel de papelão, desses de fios de TV a cabo;
- cola branca;
- sobras de azulejos;
- tintas;
- massa corrida;
- 200 g de cimento;
- retalho de feltro ou forração do tamanho da base;
- luvas, pincéis, tesoura, espátula pequena, lixa fina, vasilha para preparar o cimento, trapos, forro para o local de trabalho.

Prepare o carretel tapando as pequenas perfurações com aplicação de massa corrida que depois de seca deverá ser lixada,.

Escolha o lado que ficará para cima e prepare a superfície usando massa corrida ou se não tiver, coloque camadas de jornal e cola para nivelar com a saliência do tubo central.

Planeje o mosaico que deseja fazer. Vai usar cacos de azulejo ou lajota e cola branca. Observe que os cacos devem ser da mesma espessura.

No caso desta mesinha, colei o azulejo inteiro no centro, fiz a borda externa e o contorno do azulejo central e depois preenchi o espaço restante adaptando as peças.

Deixe secar bem.

Misture o cimento comum com água até obter a consistência de um mingau. Use uma vasilha pequena, (fundo de uma garrafa pet por exemplo). Manipular o cimento bem devagar, trabalhe onde não haja vento e não aspire.

Com uma espátula espalhe essa mistura sobre o mosaico fazendo com que preencha bem os vãos entre os cacos. Não se preocupe, pois não fixará sobre os cacos. Espalhe também na borda do carretel, alisando de modo a dar o acabamento.

Espere 5 minutos e com um trapo seco, limpe delicadamente a superfície, deixando os cacos livres do cimento. Deixe secar à sombra dois ou três dias.

Agora é só escolher uma sobra de tinta e pintar o carretel.

Na base cole um retalho de feltro ou forração com cola quente.Sua mesa está pronta e não vai riscar o chão.

Neste modelo usei a técnica da marmorização, mas aí já é outra história...

FAÇA SUA MESINHA E MANDE A FOTO PARA ESTE BLOG COM SEUS COMENTÁRIOS 


Um comentário:

  1. Bom dia querida amiga... além do Blog, acho que você poderia ir mais longe ainda, que tal administrar aulas de artesanato nesse espaço de quintal que tem. Já pensou que delícia, fazer arte e admirar a linda natureza ao redor. Comece pelas amigas da igreja e as amigas... olha, eu faria e pagaria com gosto uma aula administrada por você. Ameiiiiiii como a minha linda mesinha foi feita. Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!